INÍCIO

Alimentos

Os alimentos permitem a regulação e a manutenção das funções do nosso corpo. Sem alimentos, os seres vivos não podem ter saúde, correndo o risco de morrer. Os alimentos, por outro lado, actuam a nível psicológico para dar satisfação. Nestes casos, o alimento não preenche tanto a função nutritiva, só proporciona prazer. 

Os nutrientes são as substâncias dos alimentos que são essenciais para a manutenção dos seres vivos devido às suas acções bioquímicas. Estes nutrientes fornecem energia e permitem metabolizar outras substâncias vitais. As vitaminas, as proteínas e os hidratos de carbono são exemplos de nutrientes orgânicos, a água e os minerais são nutrientes inorgânicos.

A maior parte dos alimentos é de origem animal, como carne (vaca, porco, frango...), peixes e vegetal (frutas, hortaliças). Existem alimentos de outras fontes, como certos fungos (cogumelos).




Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar é um guia da boa alimentação. Ela divide os alimentos existentes em oito grupos, criados para ajudar as pessoas sobre o que elas devem comer. Mostra, então, de forma gráfica a quantidade de cada tipo de alimento que devemos consumir diariamente.

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide tem como objetivo principal mostrar que uma alimentação saudável deve ser variada e moderada e a partir desse tipo de regime alimentar, conseguimos diminuir doenças como a obesidade e a carência de nutrientes.



Esta Pirâmide é dividida em seis grupos alimentares, que estão repartidos em quatro degraus. Na base, encontram-se os hidratos de carbono, importantes fontes de energia; acima, estão os vegetais e frutas; depois, as proteínas de carnes e grãos, além dos laticínios e por último, estão os lipídos e açúcares, que devem ser consumidos com moderação.